Get Adobe Flash player

Fogo no Notebook

Fica o alerta: o morador cometeu um erro que muitos fazem: deixou o notebook ligado (MUITAS VEZES NA CAMA, SOFÁ ETC.), juntamente com vários outros equipamentos, sobre uma toalha de mesa revestida de plástico, com outros materiais inflamáveis próximo, ou seja, armou uma bomba relógio e saiu.
O carregador deve ter esquentado, o calor transferido à toalha de mesa e como não tinha ninguém em casa, começou o fogo. Os bombeiros, que só chegaram depois de tudo apagado, disseram que se o fogo tivesse se alastrado não teriam muito o que fazer devido à altura (obs: moro no 17º andar).


Então, cuidado com carregadores em geral (notebook, celulares, etc...) que por natureza dissipam calor quando estão em uso... evitem deixá-los ligados durante a ausência de casa ou do trabalho, e caso seja imprescindível, deixem sobre superfícies não inflamáveis (bancadas de pedra ou até sobre o piso cerâmico, sem nada que possa propagar fogo por perto)... deixar carregando em cima da cama então, como tem gente que gosta de fazer, nem pensar.... tem coisas que a gente pensa que nunca vai acontecer com a gente mas.... acontece...

Use as diretrizes de segurança a seguir para garantir sua própria segurança, proteger o computador e o ambiente de trabalho de possíveis danos.

Estas instruções de segurança se referem à interação entre a bateria, o carregador de bateria e o adaptador para CA. Consulte o Guia de informações do sistema ou o Manual do proprietário do seu notebook para obter informações completas sobre segurança.
Use o carregador de bateria somente com o módulo de bateria original para o qual foi projetado. O uso de módulos diferentes do aprovado pode aumentar o risco de incêndio ou explosão.
Não tente fazer a manutenção do carregador de bateria sozinho, a menos que você seja um técnico treinado para isso. Siga atentamente as instruções de instalação.

Se você usar um filtro de linha com o adaptador para CA, certifique-se de que a potência nominal total em ampères dos produtos conectados a esse filtro não excede a potência nominal em ampères do filtro de linha.

Não bloqueie as passagens de ar ou a ventilação do computador com objetos. Esse procedimento pode provocar incêndio ou choque elétrico em conseqüência de curtos circuitos nos componentes internos.
Coloque o adaptador para CA em uma área ventilada, como uma mesa ou no chão, enquanto você o usa para ligar o computador ou carregar a bateria. Não cubra o adaptador para CA com papéis ou outros itens que reduzem o resfriamento; além disso, não o use em uma caixa de transporte.

O adaptador para CA pode aquecer durante a operação normal do computador. Tenha cuidado ao manuseá-lo durante ou imediatamente depois da operação.

Não trabalhe com o carregador de bateria posicionado diretamente sobre a pele (sobre as pernas, por exemplo) por períodos prolongados.

A temperatura de superfície da base se elevará durante a operação normal (principalmente se a alimentação for por corrente alternada).
O contato direto com a pele por um período prolongado pode provocar mal-estar ou até mesmo queimaduras.

Não utilize o carregador de bateria em ambientes úmidos, como próximo a banheiras, pias, piscinas ou qualquer local molhado.

Para evitar o risco potencial de choque elétrico, não conecte ou desconecte cabos nem faça manutenção ou reconfiguração deste produto durante tempestades com descargas elétricas. Não use o carregador de bateria durante tempestades com descargas elétricas, a menos que todos os cabos tenham sido desconectados e o computador esteja sendo alimentado por bateria.

Antes de limpar o carregador de bateria, remova a fonte de energia. Limpe-o com um pano macio, umedecido em água. Não use detergentes líquidos ou em aerossol, pois esses produtos podem conter substâncias inflamáveis.

Energia

Use somente o adaptador para CA fornecido pelo fabricante do notebook e aprovado para uso com o carregador de bateria. O uso de outro adaptador para CA pode causar incêndio ou explosão.
Antes de conectar o carregador de bateria a uma tomada elétrica, verifique a voltagem do adaptador para CA a fim de certificar-se de que a freqüência e a voltagem solicitadas correspondem à fonte de energia disponível.

Para desativar todas as fontes de energia do carregador de bateria, desligue o computador, retire a bateria e desconecte o adaptador para CA da tomada elétrica.

Para evitar choque elétrico, conecte o adaptador para CA e os cabos de alimentação dos periféricos às fontes de energia aterradas corretamente. Esses cabos de alimentação podem estar equipados com plugues de três pinos a fim de fornecer uma conexão de aterramento. Não use plugues adaptadores, nem remova o pino de aterramento do plugue do cabo de alimentação. Se você usar uma extensão de cabo de alimentação, use o tipo correto (dois ou três pinos), ou seja, uma extensão que seja compatível com o cabo de alimentação do adaptador para CA.

Certifique-se de que nada esteja sobre o cabo de alimentação do adaptador para CA e de que esse cabo não fique exposto em locais onde se possa tropeçar ou pisar.

Se você estiver usando um filtro de linha com várias tomadas, tenha cuidado ao conectar o cabo de alimentação do adaptador para CA ao filtro. Alguns filtros de linha podem permitir que você insira o plugue incorretamente. A inserção incorreta do plugue de alimentação pode resultar em dano permanente ao computador, bem como risco de choque elétrico e/ou fogo. Verifique se o pino aterrado do plugue de alimentação está inserido no contato aterrado correspondente do filtro de linha.

Bateria

Use apenas os módulos de bateria indicado pelo fabricante do seu notebook e que foram aprovados para uso com o computador. O uso de outros tipos pode aumentar o risco de incêndio ou explosão.
Não carregue baterias no bolso, na bolsa ou em outros locais em que objetos metálicos (como chaves de carro ou clipes de papel) possam provocar um curto-circuito nos terminais das baterias. O fluxo resultante de corrente excessiva pode gerar temperaturas extremamente altas, podendo danificar a bateria ou causar incêndio ou queimaduras.

Se manusear a bateria de forma inadequada, você poderá sofrer queimaduras. Não desmonte a bateria. Manuseie com muito cuidado baterias danificadas ou que estejam vazando. Se a bateria estiver danificada, é possível que haja vazamento de eletrólitos das células, o que poderá causar lesões.

Mantenha a bateria longe de crianças.

Não guarde ou deixe o computador ou a bateria perto de uma fonte de calor (como radiadores, lareiras, fornos, aquecedores elétricos ou quaisquer outros dispositivos geradores de calor), nem o exponha de qualquer outra forma a temperaturas acima de 60°C (140°F). Quando expostas a temperaturas excessivas, as células da bateria podem explodir ou vazar, oferecendo risco de incêndio.

Não descarte as baterias do computador jogando-as no fogo ou junto com o lixo doméstico. As células da bateria podem explodir. Descarte baterias usadas de acordo com as instruções do fabricante ou entre em contato com a empresa de coleta de lixo para obter mais instruções sobre como descartá-las. Descarte imediatamente baterias gastas ou danificadas.

 
Banner