Get Adobe Flash player

Capacete invisível


Tá vendo esta garota? Ela está usando um capacete-airbag que vai mantê-la segura quando andar de bicicleta. Não acredita? Então veja o vídeo:

 

O INDEX – prêmio dinamarquês para invenções que ajudam a melhorar a qualidade de vida – premiou esta semana um interessante produto para garantir a segurança dos ciclistas. Trata-se do Hövding, um airbag para a cabeça que dispensa o uso do capacete. Usado em volta do pescoço, como um cachecol, ele infla em uma fração de segundo em caso de acidente, protegendo completamente a cabeça do ciclista de qualquer impacto. Com a forma de um capuz, ele é acionado por sensores que detectam movimentos bruscos, exatamente como os airbags cada vez mais comuns nos automóveis hoje em dia.

O dispositivo possui ainda uma capa que pode ser trocada por outras de cores diversas, para combinar com a sua roupa ou com a cor da bicicleta. Na Suécia, país de origem das responsáveis pelo design inovador, Anna Haupt e Terese Alstin, as estatísticas apontam que menos de 40% dos ciclistas utiliza capacete, e o principal motivo desse número tão baixo é estético: acham feio desfilar com aquele trombolho e não querem bagunçar o cabelo. As próprias inventoras admitem que foi a vaidade que as motivou a pensar em uma solução para a sua segurança no trânsito sem chegarem ao trabalho descabeladas. Se o motivo é fútil ou não, a discussão é longa. Mas que a invenção tem tudo para chegar ao mercado, ser bem comercializada e contribuir muito para a segurança dos ciclistas, isso tem.

 
Banner